
Nossa história
Investindo no futuro dos moradores de Secretário desde 2005
A Associação Amigos da Mata surgiu para atender crianças e adolescentes das áreas rurais de Secretário, subdistrito de Petrópolis. Nossos estudantes são moradores de localidades como Rocinha, Mata Nova, Capim Roxo, Pedra Roxa e outras áreas de difícil acesso, sem serviço de transporte público e sem praças, parques ou áreas de lazer que estimulem o convívio social. Seus pais, que trabalham nos sítios e negócios da região, tem pouca escolaridade, tornando difícil o acompanhamento escolar que normalmente se dá em casa.
Em resposta a estas necessidades, desde 2005 nosso projeto recebe, gratuitamente, alunos matriculados na rede pública local, oferecendo atividades extracurriculares como reforço escolar, aulas de cidadania, atividades lúdicas que estimulam a criatividade, curiosidade e liberdade de pensamento e expressão, além da socialização em um espaço seguro e acolhedor. Tudo isto com enfoque na preservação do meio ambiente, já que estamos situados no Parque Nacional da Maria Comprida.
Nossos serviços também incluem transporte - um ônibus escolar fretado que busca e leva nossos alunos no contraturno da escola - e lanche gratuito.
Atualmente atendemos 53 estudantes. Desde 2005, o projeto já beneficiou mais de 400 crianças e adolescentes, que permanecem alunos do projeto por cerca de cinco anos. Veja aqui alguns depoimentos de estudantes e pais atendidos.
Para ser aceita no projeto a criança deve estar matriculada em uma das duas escolas municipais de Secretário. Veja outros requerimentos e como entrar na lista de espera aqui.
Nosso projeto social depende de doações e de editais, mais frequentemente obtidos através do CMDCA/Funcria. Atualmente, com a ajuda de doadores locais, temos a capacidade de funcionar dois dias por semana, nas quartas e sextas-feiras.


O que oferecemos
Nosso projeto, sem fins lucrativos, busca proporcionar experiências pedagógicas ricas e diversificadas para as nossas crianças e adolescentes. Como estímulo à criatividade e à descoberta, as atividades mudam periodicamente.
Neste ano de 2025, além do sempre presente reforço escolar, ofereceremos aulas de artes e canto, e atendimento psicopedagógico aos alunos. Até o final do mês de março, oferecemos também aulas de meio ambiente com Cainã Souza Leite, guarda parque da Rebio Araras.
Os desafios que enfrentamos
Seguir atendendo as crianças e adolescentes de Secretário é nosso principal desafio. O projeto possui alguns custos fixos elevados, como o frete de um ônibus escolar, o salário dos professores, impostos, contabilidade, entre outros.
Os custos estão discriminados na nossa página dedicada a transparência.
A captação de novos doadores, bem como de contribuintes mensais, é essencial para que possamos manter nossas portas abertas.
Equipe
Contamos com duas professoras fixas e alguns professores que mudam periodicamente para ensinar variadas disciplinas.
Débora Marques, mãe de aluna
É com muito carinho e ternura que deixo minha filha neste projeto, do qual eu participei e onde fui muito feliz. Fico muito contente de sua jornada escolar ter começado lá, onde deposito toda a minha confiança"
Lucas Sousa, ex-aluno
O projeto foi muito importante para mim. Me ajudou muito nos meus estudos, no meu dia a dia. Fiz muitas amizades e aprendi muito. Só tenho a agradecer aos professores e amigos"
Regiane, mãe de aluno e ex-aluna
Minha filha entrou em 2013 e agora meu filho frequenta desde os 3 aninhos. A mãe que trabalha fica tranquila sabendo que o filho está sendo tratado com amor e carinho”
Thaisa, ex-aluna
No projeto aprendi a escrever, a dividir e a ser amiga. Aprendi a aproveitar a infância, a atuar, e a amar a arte e a natureza, nossos bens mais valiosos. Que todas as crianças tenham a sorte de estudar la!”
NOSSO SIMBOLO
Escolhemos a Worsleya Rayneri, com suas lindas flores lilases, como símbolo da Associação Amigos da Mata. Chamada de Rabo-de-Galo ou Imperatriz, é bastante rara, existindo somente na nossa região, especificamente na Serra da Maria Comprida. Desde 1983 está ameaçada de extinção.

Parceiros




