PROJETO FORMIGUINHA

 

O Projeto Formiguinha, que iniciou suas atividades em 2007, foi a primeira ação realizada pela Associação Amigos da Mata.

 

Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento intelectual e afetivo da população infanto-juvenil da região, em um ambiente onde essas crianças e adolescentes sejam estimuladas a desenvolver a criatividade, a curiosidade, o respeito à liberdade de pensamento e expressão, às individualidades e ao meio em que vivem. 

 

Em 2015 o Formiguinha recebeu as importantes chancelas da Fundação Itaú Social, do UNICEF e do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - que reconheceram a importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Formiguinha para a garantia de uma Educação Integral de qualidade - com uma proposta consistente para uma aprendizagem que transforma - e para a garantia dos direitos da criança e do adolescente em condições de vulnerabilidade socioeconômica.

 

O Projeto trabalha em parceria com as escolas municipais locais, Major Theófilo de Carvalho e Dr. Barros Franco, e em 2019, no período de janeiro a agosto, recebeu apoio financeiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Petrópolis - CMDCA, com recurso financeiro do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Petrópolis – FUNCRIA.

 

Em 2019 o Formiguinha atendeu 102 crianças e adolescentes.

Atividades desenvolvidas:

Reforço Escolar, Reforço Monitorado, Artes, Leitura, Recreação, Brincadeiras, Passeios e Oficinas:

  • Atende em média 65 crianças por mês entre 4 e 13 anos

  • Funciona três vezes por semana no contraturno escolar

  • Oferece gratuitamente todas as atividades, lanche, transporte e materiais utilizados

 

Terapias Fonoaudiológica e Psicopedagógica:

  • Atende em média 35 crianças por mês entre 4 e 13 anos

  • Os atendimentos são gratuitos

  • As crianças e adolescentes atendidos são encaminhados pelas duas escolas municipais locais

Reforço Escolar
A atividade de Reforço Escolar oferecida pelo Projeto Formiguinha é muito valorizada pelos pais que detectam um maior interesse dos filhos pela escola e um melhor desempenho nos estudos, e pelos professores das escolas municipais onde essas crianças estão matriculadas que podem observar o resultado positivo dessa prática através de um posicionamento mais seguro por parte das crianças na utilização dos conhecimentos construídos.
Realizada em pequenos grupos, de acordo com o nível de aprendizagem
Amigos do Livro
A biblioteca Amigos do Livro proporciona diversas atividades que desenvolvem o comportamento leitor e escritor nos alunos. Uns leem para os outros, indicam livros que já leram para os amigos, levam livros para ler com a família em casa, fazem ilustrações e participam de outras atividades que possibilitam a familiarização com o mundo letrado.
Brincadeiras
Através das brincadeiras as crianças se relacionam com o mundo e desenvolvem capacidades motoras, intelectuais e sociais. Nesse espaço do brincar as crianças se organizam e se expressam livremente, desenvolvem a curiosidade e a imaginação. Quanto mais brincarem, melhores condições terão para uma aprendizagem sistematizada. Sendo assim, brincadeira é coisa séria!
Fonoaudiologia
O atendimento de Fonoaudiologia,que tem como objetivo detectar e intervir nos problemas de comunicação oral, escrita e audição favorecendo o desenvolvimento cognitivo, da linguagem oral, leitura e escrita,é realizado às quintas-feiras e beneficia crianças e adolescentes encaminhados pelas duas Escolas Municipais de Secretário. Márcia Aparecida da Costa de Souza, que atua como fonoaudióloga há mais de 20 anos, é a responsável pelos atendimentos realizados na Associação desde 2013.
Psicopedagogia
O atendimento Psicopedagógico tem por objetivo auxiliar crianças e adolescentes a superar dificuldades de aprendizagem e a resgatar o vínculo positivo com o processo de ensino. Os alunos atendidos são encaminhados pelas Escolas Municipais de Secretário. Vanessa Marquesim Santana, responsável pelos atendimentos, é Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga especialista em Educação Especial e Inclusiva.
Expressão Artística
As crianças e adolescentes que participam do Projeto Formiguinha são estimuladas a conhecer diversas formas de expressão artística, a explorar diferentes técnicas e materiais, a se expressar livremente e a praticar com autonomia a criatividade, a imaginação, a emoção e a sensibilidade.
Família
Valorizando a participação ativa das famílias oferecemos oportunidades onde elas possam vivenciar o dia-a-dia do Projeto como, por exemplo, o programa “Mamãe pode vir” no qual os pais podem agendar o dia de sua preferência para acompanhar o filho e participar de todas as atividades com ele.
Parcerias
O Projeto Formiguinha, ao longo desses anos, contou com parceiros valiosos que enriqueceram e alegraram nossas atividades. Na aba Memórias estão registradas essas participações que são lembradas com muito carinho. É importante registrar também a nossa parceria com as duas escolas municipais de Secretário, Major Theófilo de Carvalho e Dr. Barros Franco, e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Lanche
A hora do lanche no Projeto Formiguinha é um momento muito aguardado pela criançada que, além de se deliciar com o cardápio, também ajuda na montagem das mesas e na preparação de algumas receitas. A equipe de chefes é fera!
Reforço Monitorado
Espaço monitorado para reforço, pesquisa e trabalho escolar com orientação da professora Eliane Sant’Anna e disponível a todos os alunos das escolas municipais da região.
Funciona às terças-feiras, e tem como objetivo proporcionar um acompanhamento mais personalizado às crianças e adolescentes com dificuldades específicas no conteúdo programático.
Recreação
A recreação faz parte da rotina do Formiguinha. Além de proporcionar alegria e descontração, essas atividades criam situações de interação, de comunicação e de trocas afetivas onde cada um deve respeitar o outro e assumir sua individualidade dentro do grupo. Elas também estimulam o conhecimento do próprio desempenho motor e exploraram habilidades que envolvem aspectos como: atenção, localização espacial, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, entre outras.
Jogos Educativos
Os jogos educativos são uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem e por isso têm seu espaço garantido no Formiguinha. Rummikub, Cilada, Cara a Cara, Lince, entre outros,auxiliam no desenvolvimento da agilidade, concentração, memória e raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade e contribuir com estratégias alternativas para o desenvolvimento de conteúdos.
Teatro
A Arte Cênica, dentro de um ambiente educativo, desenvolve tanto a capacidade criativa individual quanto estimula uma atitude coletiva de criação valorizando o respeito, o reconhecimento e a compreensão. Durante a montagem de nossos espetáculos, além da preparação dos atores, todas as crianças do Projeto vivenciam o processo. Durante os ensaios, no papel de plateia exigente, todos dão opinião sobre figurino, cenário, sonoplastia, dicção e interpretação dos atores. Palmas para todos!
Festividades
Nossas festas são sempre muito animadas, cheias de novidades e muitas guloseimas. A criançada participa da preparação colando bandeirinha, criando a decoração, montando apresentações de dança, música ou teatro. Os pais também colaboram e prestigiam.
Oficinas e Passeios
Diversas atividades extras são programadas para enriquecer o trabalho do Formiguinha como passeios, oficinas, apresentações musicais e teatrais. No verão de 2019, por exemplo, foi realizada uma Oficina de Canto com apresentação na Praça de Secretário durante o Carnaval.
Mostrar Mais

Em 2015 o Projeto Formiguinha ficou entre os semifinalistas do Prêmio Itaú-Unicef, recebendo as seguintes chancelas:

Entre em contato:
(24) 2228-2165

(24) 98824-6462

Encontre-nos:

Estrada da Rocinha, 4400

Secretário - Petrópolis - RJ

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now