INFORMAÇÕES 

PROJETO FORMIGUINHA

No dia 17 de março as aulas das escolas da rede pública em Petrópolis foram suspensas em cumprimento as medidas para a prevenção ao contágio do novo coronavírus (COVID-19), publicadas em Diário Oficial, DECRETO Nº 1.088 de 13 de março de 2020.

O Projeto Formiguinha, que trabalha em parceria com as duas escolas municipais de Secretário, funciona no contraturno escolar e utiliza o mesmo serviço de transporte, suspendeu suas atividades presenciais na mesma data uma vez que sua execução está intrinsecamente relacionada ao funcionamento das escolas.

A equipe do Formiguinha e os membros da diretoria da Associação elaboraram um Estudo Preliminar para o retorno das atividades presenciais e aguardam a publicação de novo decreto municipal com a autorização para o retorno as aulas nas unidades da rede pública de ensino, e as regras para seu funcionamento no que diz respeito à reorganização do calendário escolar, dos horários e divisão de turnos, dos roteiros e horários do transporte escolar, e do protocolo com as orientações sanitárias específicas do município.

ATENDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO

Os Atendimentos Psicopedagógico e Fonoaudiológico estão associados às atividades do Projeto Formiguinha e, através do Edital de Chamamento Público 01/2019, receberam apoio financeiro do CMDCA/FUNCRIA e teriam início, respectivamente, em março e abril/2020. 

 

Devido à pandemia a Associação Amigos da Mata solicitou ao CMDCA o adiamento do início do financiamento estando seu retorno vinculado à retomada das aulas nas Unidades Escolares do Município de Petrópolis.

 

 

RELACIONAMENTO COM AS FAMÍLIAS 

 

Todas as informações e esclarecimentos pertinentes a suspensão das atividades do Projeto Formiguinha e dos Atendimentos Psicopedagógico e Fonoaudiológico foram divulgadas através de telefonemas e também no grupo de WhatsApp, já utilizado pela Associação, para comunicação com as famílias e responsáveis.

Esse grupo permanece ativo para a divulgação de notícias publicadas no site oficial da Prefeitura de Petrópolis, que contenham orientações que contribuam para a conscientização no combate ao contágio pelo coronavírus e informem sobre serviços disponibilizados pelo nosso município. 

 

 

AÇÕES 

SUPER AMIGOS

No dia 30 de março/2020 inauguramos um grupo de WhatsApp chamado “Super Amigos” onde diversas atividades têm sido propostas com os objetivos de desenvolver a percepção visual, memória, atenção, concentração e leitura, além de troca de mensagens que nos proporcionam manter o vínculo afetivo com nossos alunos.

 

 

COLABORAÇÃO EM AÇÃO

Na primeira quinzena de abril/2020 foram distribuídos kits de material de limpeza e higiene com produtos doados por nossos associados para as famílias que, através de enquete realizada pela coordenação do Projeto, declararam necessitar dessa ajuda emergencial. Das 42 famílias atendidas, 17 famílias abriram mão de seus kits em benefício das 25 famílias mais necessitadas. Estamos certos de que a nossa capacidade de colaboração, mais uma vez, fez a diferença neste momento adverso.

 

 

EDUCA EM CASA

Com o objetivo de auxiliar os alunos e ex-alunos nas atividades das apostilas do Educa em Casa - fornecidas pelas escolas municipais - as professoras do Projeto Formiguinha formaram grupos de WhatsApp divididos por séries, do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

 

 

JARDIM MÊS A MÊS

Jimmy Bastian Pinto reabriu seu lindo jardim para novas aulas do curso de jardinagem Jardim Mês a Mês.

 

As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 98824-6462.

O número de participantes é limitado porque, como manda o atual figurino, nada de aglomerações!

 

O figurino também pede o uso de máscaras faciais e que cada um leve sua garrafinha de água, se assim desejar.

Quanto a necessidade de distanciamento físico, o jardim é amplo, tem espaço suficiente para todos os inscritos.

 

A atividade é gratuita. Contribuições para a Associação Amigos da Mata serão muito bem-vindas. 

DIA DA CRIANÇA

As atividades presenciais do Projeto Formiguinha ainda estão suspensas, mas não poderíamos deixar passar em branco o Dia das Crianças.

As saudades são muitas, a vontade de estarmos todos juntos enorme.

Mas, mesmo afastados, a força das relações verdadeiras permanece e nossos colaboradores continuam atuantes.

Foi assim que Beth Reis, Amiga da Mata de carteirinha, entrou em contato com Márcia Coelho Netto, que curtiu vários desfiles do nosso bloco carnavalesco Unidos da Mata e é uma das fundadoras do grupo Crochemigas de Petrópolis.

Pintou presente para a criançada!

As Crochemigas se reúnem para juntar quadradinhos de crochê, produzidos por elas, e confeccionar mantas, gorros e cachecóis que são doados para asilos, hospitais e instituições sociais. Esse lindo grupo, que faz bem a quem dá e a quem recebe, confeccionou gorros super coloridos para todos os alunos do Formiguinha.

Fica o nosso agradecimento e parabéns pelo belíssimo trabalho.

Entre em contato:
(24) 2228-2165

(24) 98824-6462

Encontre-nos:

Estrada da Rocinha, 4400

Secretário - Petrópolis - RJ

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now